Escolas dão aulas de felicidade aos alunos: como ser feliz?

Ensinar um aluno a ser feliz, é direcioná-lo para que Identifique suas Potencialidades e faça Gestão das suas Emoções. E esse é o Projeto pedagógico do Axis 2018! Está esperando o quê? #DescubraOAxis

capturar

Além de línguas, matemática, história e ciências, crianças estão tendo aulas de felicidade! Sim, elas estão aprendendo no colégio o que precisam fazer para serem felizes.

A matéria, que mostra como fazer do mundo um lugar mais alegre e amoroso, está sendo ensinada a mais de 20 mil alunos de 300 escolas da Holanda.

As escolas contratam as aulas de uma empresa social chamada Gelukskoffer Scholen – Escolas da mala de felicidade, em tradução livre.

A Gelukskoffer Scholen é focada no empoderamento e na auto-suficiência das crianças. “Buscamos um equilíbrio maior na educação entre o QI (Quociente de Inteligência) e o EQ (Quociente Emocional, ou inteligência emocional)”.

A missão da empresa é ambiciosa: tornar a felicidade como disciplina em todas as escolas da Holanda em 2020.

A Gelukskoffer é afiliada à Social Enterprise NL, um movimento de empresários/empreendedores sociais da H0landa que optaram pelo valor social.

O método

As aulas dos professores da Gelukskoffer Scholen ajudam os alunos a descobrir quem são, o que eles consideram importante e como eles se relacionam com os outros.

Eles aprendem a fazer escolhas independentes, levando em consideração os outros e seu ambiente.

Os estudantes se tornam resilientes, ganham confiança e aprendem que é divertido chegar a um bom resultado junto com outros.

O professor Merijn Ruis, de 25 anos, ensina felicidade aos alunos do ensino médio da Holanda. (vídeo abaixo)

“Depois de me formar em psicologia aplicada no ano passado, parei de seguir a norma e as expectativas de outras pessoas e comecei a viver a vida do jeito que me parece correto”, diz ele em seu site.

Nas horas livres ele criou um método para ensinar aulas de felicidade para crianças.

“Descobri que não era o único que estava trabalhando com felicidade, então decidi escrever minha tese em uma empresa que atualmente estava ensinando lições de felicidade para crianças. Isso me inspirou muito. O nome desta empresa é Gelukskoffer”.

capturar-2

As aulas

As lições de felicidade duram cerca de três horas. Os exercícios variam entre cinco e quinze minutos.

Primeiro tem um exercício para conhecer as outras crianças e o instrutor.

As crianças são questionadas sobre o que é a felicidade para elas, o que lhes ensina a ter consciência de sua própria felicidade.

Em outro exercício, os alunos têm que fofocar sobre um colega de classe de forma positiva para que eles ouçam dos outros quais são suas qualidades e como agradável ser ser agradável para outra pessoa.

Os exercícios fazem as crianças se sentirem encorajadas a se amar e a acreditar em si mesmas, uma base importante para a felicidade.

Elas são ensinados a agradecer pelo que têm e a pensar sobre o que as outras pessoas (não) têm.

Durante as aulas, as crianças aprendem que existem muitas maneiras diferentes de olhar para o mundo e que isso pode afetar sua própria felicidade.

Elas experimentam o poder da meditação, a calma e a respiração direta e aprendem porque é tão bom dar algo e fazer algo pelo próximo.

As lições são voltadas para crianças do ensino médio, mas o programa pode ser facilmente adaptado para outros grupos, como crianças do ensino médio, escritórios e lares de idosos.

 

Leia a matéria completa em:

Escolas dão aulas de felicidade aos alunos: como ser feliz?

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.