EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE AVALIAR NA HORA DE ESCOLHER A ESCOLA IDEAL PARA SEU FILHO

Após o fim da licença-maternidade, a maior preocupação dos pais é: como escolher o melhor espaço para as crianças?

Por Karlla Belizario, Coordenadora Pedagógica, Colégio Axis Mundi de Campinas

uando termina a licença-maternidade, a maior preocupação dos pais é escolher um local seguro para a criança. Mas o que é preciso ter nesses locais para deixar os pais mais tranquilos? Saber que seu bebê está num local seguro e com pessoas confiáveis é um benefício para os pais e qualidade para as crianças.

A educação infantil é um dos primeiros contatos que a criança tem com conhecimentos que precisa para seu desenvolvimento. As creches e pré-escolas têm um papel importante nesta formação, tanto no campo físico, psicológico, intelectual e social, o que ajuda a complementar a ação da família e da comunidade.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as creches e pré-escolas devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o aprimoramento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança. Brincadeiras, contação de histórias, oficinas de desenho, pintura, música, contato com a natureza e cuidados com o corpo são recomendados para o desenvolvimento de crianças com idade de 0 a 5 anos.

Proposta pedagógica

-Desenvolver situações de aprendizagem que estimulem as diversas dimensões do desenvolvimento infantil: afetiva, motora, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural;

-Estimular o desenvolvimento das múltiplas linguagens, como: artística e corporal, com a música e balé; física, com aulas de esporte e futebol; oral, com aulas de português, inglês, espanhol; além de linguagens pictórica e dramática;

-Incentivar o ato de brincar do bebê e da criança, fazendo com que expressem suas emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

– Conciliar atividades que exijam concentração e/ou orientação com atividades mais livres e espontâneas;

– Incentivar a curiosidade, a investigação, a observação, a exploração, percepção do espaço físico, natural, contato com a natureza, relações sociais e o registro e solução de problemas nas relações cotidianas;

-Elaborar experiências e vivências que incluam o cuidar de si, do outro e do ambiente; expressões corporais e movimentos; apreciar e refletir sobre as artes visuais e a música.

Integração

Além de passeios pedagógicos, em datas comemorativas e eventos as famílias devem ir até a escola, para maior aproximação com o trabalho que está sendo realizado. É importante esta aproximação da família com a instituição, pois os pais se sentem mais seguros em relação às professoras e as atividades aplicadas e as crianças se sentem em casa.

Alimentação

Com auxílio de uma nutricionista, os alunos devem ser orientados sobre o consumo adequado e saudável dos alimentos. Além de profissionais da nutrição, os pais devem ser exemplos e levar o hábito de alimentação saudável para o ambiente familiar. No momento das refeições na escola e com a família, também devem ser trabalhadas habilidades de cortesia e boas maneiras.
O contato com uma horta no plantio e colheita dos alimentos e manuseio da terra é também uma ferramenta importante para incentivar as crianças a ingerirem alimentos saudáveis e ainda propicia o contato com a natureza.

Ambiente e segurança

O Ambiente da Educação Infantil deve ser propício para o desenvolvimento da independência na criança. Este ambiente deve ser separado do das crianças maiores da escola, e deve ter mesas, cadeiras e materiais no tamanho adequado e de fácil acesso à elas.

A segurança é sem dúvida um fator importante a ser observado pelos pais. O espaço da Educação Infantil na escola deve ser monitorado por circuito interno de câmeras e ter uma portaria eficiente, onde um zelador supervisiona quem entra e sai para buscar ou trazer as crianças.

Essas são algumas orientações que nós observamos como importantes e que trarão segurança aos pais de que seus filhos estão sendo desenvolvidos adequadamente, conforme suas idades e necessidades de aprendizado, em segurança, mas sem deixar de brincar e serem felizes.

Coordenação Pedagógica, Colégio Axis Mundi.