Férias Escolares – O descanso é fundamental para o desenvolvimento!

Confira dicas divertidas e que custam pouco para curtir as Férias com seu filho e compartilhar momentos de descanso.

Em 02/07/2018 iniciam as férias escolares do Colégio Axis Mundi, e muitos pais ficam preocupados com o que fazer com os filhos neste período.

Sabemos que viajar é uma delícia, mas no atual momento não está no planejamento de algumas famílias, e muitas vezes as férias não coincidem com as dos pais. O importante é aproveitar com qualidade, com atividades diversificadas e significativas, envolvendo amigos próximos, primos, familiares e também realizar novas amizades.

O equilíbrio é tudo, evite que os filhos fiquem exaustos com excesso de programação – o momento do descanso também é extremamente importante – e fiquem atentos com as atividades digitais, como celulares, tablets e televisão e outros.

As crianças e adolescentes possuem uma rotina intensa de atividades escolares e extracurriculares, com isto elas estão cada vez mais ansiosas, cansadas, exaustas e estressadas. Este período é para reforçar os laços familiares, desenvolver competências sociais e emocionais, viver verdadeiramente a infância, atividades que estimulem habilidades essenciais para o desenvolvimento humano, com a criatividade, autoestima, imaginação, compartilhamento e outras.

Vejam algumas sugestões de atividades para o período de férias:

Atividades ao ar livre, como praça, parques, clubes, piquiniques, andar de bicicleta, caminhadas, andar de patins, de skate, programas com os animais de estimação, privilegiar as atividaddes físicas, o contato com a natureza e convivência, que, no período escolar, nem sempre são possíveis de se realizar, pelo horário e disponibilidade dos adultos;

Sessão Cinema é sempre muito divertido, pode ser feita em casa, com pipoca e amigos, como tambem ir no cinema. Converse com seu filho para escolha de um bom filme, que proporcione um momento de entretenimento, discussão e aprendizado;

Atividades divertidas em casa, convidar um pequeno grupo de amigos, da escola, do condomínio, da rua ou do clube para uma tarde de brincadeiras, culinária, desafios, jogos de tabuleiros, para permitir que fortaleçam os laços de amizade com as crianças com as quais convive. Objetivando um melhor aprendizado, deixe eles criarem as regras das brincadeiras, negociarem e resolverem os conflitos. Tente supervisionar sem interferir.

Novas Amizades, shoppings, museus, livrarias e clubes nesta época sempre oferecem cursos e oficinas de artesanato, teatro, técnicas de arte, oficinas de música e culinária. São propostas que agradam as crianças e enriquecem seu repertório e desenvolvimento de forma geral. Nessas atividades, normalmente os pais não participam, mas a criança tem a oportunidade de conhecer e interagir com outras crianças/adolescentes da mesma faixa etária.

Curso de Férias Axis, para os pais que continuam trabalhando e não há familiares próximos ou disponíveis para atendê-los, o Colégio Axis Mundi nestes primeiros 15 dias (02/07 a 16/07), realizará uma programação específica de férias, com o tema Circo Axis , com atividades para todas as faixas etárias. O comunicado foi enviado pela agenda e e-mail (18/06/2018), caso tenha interesse entre em contato com a secretaria do Colégio, temos atividades quinzenais, semanais e diárias.

O “bom senso” no período de férias é essencial, as rotinas básicas devem ser mantidas, como tomar café da manhã, brincar, almoçar, tirar um cochilo após o almoço (a criança que tem costume), tomar banho, jantar e dormir. A rotina transmite segurança à criançada, sabendo o que vai acontecer. Cuidado em alterar significativamente a rotina de horários, como o sono, almoço e jantar. Isso pode interferir no bom funcionamento do organismo e até mesmo no aproveitamento do período de sono, com insônias e trocas de dia pela noite.

Vale ressaltar que as férias também devem proporcionar descanso e que é precioso o tempo em que as crianças brincam livremente, daquilo que escolhem e querem brincar. Alerta: atividades dirigidas o tempo todo também cansam e nem sempre incentivam a autonomia, pois não permitem à criança viver o tempo livre, o ócio, momentos que se caracterizam como fontes inesgotáveis de criatividade.

O segredo de férias prazerozas para nossas crianças e adolescentes é não engessar este período, propor um ritmo interessante, divertido, flexível, e não se esqueça do momento da leitura de um bom livro. O hábito de leitura é para vida. Começa na infância e deve ser sempre incentivado. E nós, adultos, devemos dar o exemplo da leitura aos filhos.

Bom descanso. Até a volta!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.