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Ansiedade pré-provas: como ajudar os alunos na escola e em casa?

Ansiedade pré-provas: como ajudar os alunos na escola e em casa?

As provas representam um momento importante no ano escolar, marcando o fim de um ciclo de aprendizado. Por isso, é natural que os alunos sintam-se pressionados a conseguir bons resultados. E, claro, a ansiedade pode aparecer. Vamos aprender a amenizá-la?

As provas representam um momento importante no ano escolar, marcando o fim de um ciclo de aprendizado. Por isso, é natural que os alunos sintam-se pressionados a conseguir bons resultados, o que muitas vezes acarreta em ansiedade. E apesar de ser bem comum, as manifestações de ansiedade são capazes até mesmo de prejudicar o desempenho escolar. Por isso, é importante saber como ajudá-los nesse momento.

O que é ansiedade?

Denominamos ansiedade uma reação do corpo humano diante de inúmeras situações, como falar em público ou desempenhar atividades importantes. Com isso, há sensações de transtorno, preocupação, tensão e medo. Algumas pessoas sofrem com isso mais intensamente do que outras, comprometendo severamente sua saúde emocional e, consequentemente, física.

A ansiedade pode ser confundida com alguns outros problemas de saúde, como nervosismo ou até com o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Ambas são muito parecidas e boa parte dos estudantes prestes a passar por um período de provas pode sofrer com uma delas. Mas existem diferenças cruciais para identificá-las.

O transtorno de ansiedade é caracterizado pela tensão e preocupação excessiva diante de uma ação decisiva ou exposição, causando sintomas mentais e físicos. Já o TDAH é caracterizado por uma forte falta de atenção e impulsividade, causando inquietação em atividades e baixo desempenho escolar.

Alguns comportamentos que passam despercebidos no dia a dia podem ser sinais de ansiedade. Vejamos os principais sintomas, emocionais e físicos:

  • Sensação de perigo todo o tempo;
  • Tensão excessiva;
  • Preocupações constantes;
  • Problemas com concentração;
  • Inquietação;
  • Pensamentos descontrolados;
  • Irritabilidade;
  • Insônia;
  • Agitação constante;
  • Respiração ofegante;
  • Desconforto abdominal ou digestivo;
  • Dor ou aumento das batidas cardíacas;
  • Tremores nas mãos ou pernas;
  • Fadiga excessiva;
  • Aumento de suor;
  • Boca seca;
  • Diarreia;
  • Tensão muscular constante.

Por que a ansiedade aparece antes de uma prova?

A ansiedade pré-prova pode ser gerada por um conjunto de fatores presentes na rotina de um aluno.
O primeiro deles é o conteúdo absorvido, onde o estudante pode ter maior dificuldade em dominar determinados assuntos e, com isso, gerar insegurança e sentimento de fracasso.

Outro fator que pode despertar a ansiedade é a cobrança por resultados, que pode vir da família ou mesmo do próprio aluno. Essa angústia causada pelo desejo de uma boa nota é capaz de gerar sentimentos ansiosos que podem atrapalhar.

O que faz os alunos sentirem essa ansiedade antes das provas?

A ansiedade em período de provas é uma das emoções que podem interferir no processo de aprendizagem, afinal, a ideia negativa imposta nas avaliações foi construída ao longo dos tempos pela sociedade.

As avaliações são utilizadas para elogios, punições e comparações. O aluno que é considerado bom é o aluno que tira as melhores notas, obtendo lugar de destaque e sendo valorizado de forma diferente. Essa prática, então, acaba depositando nas avaliações um peso que gera apreensão nos alunos em não atingir o desempenho esperado, vergonha de ter notas baixas e, consequentemente, ansiedade no momento das avaliações.

Felizmente, nos últimos anos, as instituições acadêmicas perceberam a necessidade de trabalhar as habilidades socioemocionais, mostrando que resultados quantitativos não são garantia de realização.

E o que acontece com os alunos que se mostram mais criativos mas não apresentam facilidade na organização de ideias escritas em um papel? Isso significa que eles sabem menos? Qual o valor da criatividade na hora de ser aprovado e garantir bons números no boletim?
A ansiedade do melhor desempenho, relacionada às avaliações escolares, costuma aparecer em três momentos: antes, durante e após as provas. Antes das provas, há os pensamentos recorrentes, insegurança na hora de estudar e até insônia nos dias que antecedem a avaliação.

Durante a realização da prova, a ansiedade se expressa com tremor, crises de choro e o famoso “deu branco”. Além dessas, há na própria avaliação: rasuras, desorganização na escrita, erros por falta de atenção, necessidade de mais tempo, etc.

Por fim, no período pós-prova, retornam os pensamentos recorrentes de medo de fracasso e ideias fantasiosas em relação à nota esperada.

O que o Axis faz para mudar esse cenário?

  • Trabalha com os alunos os objetivos de cada avaliação;
  • Foca no processo de aprendizagem dos alunos e em suas diversas demonstrações de aprendizagem;
  • Contribui para o entendimento da avaliação como fonte de aprendizagem e de diagnóstico das competências desenvolvidas e das suas dificuldades, entendendo como parte de um processo de construção de conhecimento.
  • Está atento a atitudes que reforcem a crença de que bom aluno é aquele que precisa apresentar melhores notas. Isso diminui a competitividade e favorece vínculos de cooperação e construção coletiva.
  • Estimula e encoraja os alunos desmistificando o caráter ameaçador e destruidor das avaliações.
  • Desenvolve atividades e estimula as habilidades socioemocionais.

E as famílias, como podem contribuir para reduzir a ansiedade?

  • Observe o nível de cobrança e estresse que está sendo depositado, principalmente o valor atribuído ao desempenho acadêmico baseado em notas e no boletim.
  • Estimule e reforce a curiosidade e a organização do aluno nos processos escolares.
  • Estabeleça uma rotina de estudo para a criança e estimule o adolescente a desenvolver uma rotina organizada de estudo.
  • Estabeleça uma rotina com hora para dormir. O sono é auto regulador e consolida a aprendizagem.
  • Estimule a prática de exercícios físicos regulares.
  • Acolha e estimule a criança e o adolescente a encarar desafios.
  • Converse e ouça a respeito das dificuldades auxiliando o adolescente a encontrar soluções para resolver os problemas que surjam e momentos de resultados aquém ao esperado.
  • Valorize o processo de aquisição de conhecimento e da diversidade de expressões de situações de aprendizagem. O erro faz parte do processo de aprender.
  • A melhor forma de auxiliar seus filhos na época das provas é analisando todo o contexto onde eles estão inseridos.
  • Se seu filho está ansioso por ter medo de falhar e expõe continuamente que não é capaz de ser aprovado, a melhor opção é buscar auxílio profissional. Esses são sintomas clássicos da síndrome do impostor, uma condição que pode ser trabalhada em terapia.
  • A terapia, inclusive, pode ser uma excelente válvula de escape para ajudar os jovens durante a etapa de estudos.
  • Agora, se o problema é a pressão para ter boa nota nas provas, é preciso diálogo e reflexão. Se ela está vindo da família, vale o alerta: pressão excessiva não irá ajudar no resultado.

É importante concluir que:

A ansiedade faz parte de todos nós. Porém, é fundamental observar em que momentos pode atrapalhar ou impedir de caminhar na direção que desejamos.

Além de olharmos na direção da criança ou do adolescente que, nesse momento, necessita de cuidados diferenciados, precisamos olhar a escola, os professores, as famílias, e percebermos como essa representação veio sendo construída por toda a comunidade ao longo dos anos.

Hoje, temos o compromisso de trabalhar para que as avaliações possam ocupar apenas o lugar de mais um instrumento de verificação de aprendizagem.


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