#Blog do Axis

Como aplicamos a comunicação não violenta na Educação Infantil?

Como aplicamos a comunicação não violenta na Educação Infantil?

Atualmente, temos ouvido muito o termo comunicação não violenta. Mas você sabe o que este termo significa?

Comunicação não violenta (CNV) é o termo utilizado para descrever o processo de conversação na construção de uma conversa empática e respeitosa. Desenvolvida no início dos anos 60 pelo psicólogo clínico Marshall B. Rosenberg, a comunicação não violenta compreende habilidades de falar, ouvir e estabelecer uma conexão para o desenvolvimento de um diálogo compassivo, centrando na empatia, resolução de conflitos, expressão honesta de sentimentos e necessidades, e construção de relacionamentos saudáveis.

No Colégio Axis, utilizamos a comunicação não violenta na Educação Infantil por meio da escuta ativa, clareza na fala, estímulo ao diálogo e incentivo, com o objetivo de promover o respeito, a empatia e a resolução pacífica de conflitos entre as crianças. Desta forma, proporcionamos aos nossos alunos um ambiente de aprendizado acolhedor, onde as crianças sentem-se livres para expressar seus pensamentos e emoções de maneira saudável.

Para promover a comunicação não violenta na educação infantil, utilizamos nossas aulas de Educação Socioemocional, sempre enfatizando:

Modelagem do comportamento desejado – Os educadores devem ser exemplos de uma comunicação respeitosa e empática, demonstrando como expressar seus sentimentos de forma construtiva e resolver conflitos de maneira pacífica.
Ensino da linguagem emocional – Orientamos as crianças a identificar e nomear suas emoções, bem como entender as emoções dos outros, fator essencial para o desenvolvimento da empatia e da capacidade de expressar-se de forma saudável.
Promoção da resolução pacífica de conflitos – Ensinamos estratégias de resolução de conflitos, como diálogo aberto, escuta ativa e a negociação, ferramentas que auxiliam as crianças a lidar com desentendimentos de maneira respeitosa.
Valorização da diversidade – Celebramos e respeitamos as diferenças entre as crianças construindo, assim, um ambiente inclusivo, promovendo a compreensão mútua.
Encorajamento da comunicação aberta – Criamos um espaço onde as crianças sintam-se confortáveis para se expressar livremente.

Ao promovermos uma comunicação não violenta, ajudamos nossos alunos a construir habilidades sociais e emocionais importantes, que serão fundamentais para suas interações futuras na escola, em casa e na sociedade em geral.

Vem com a gente fazer um mundo mais empático e respeitoso!

Lidiele Cândido
Coordenadora da Ed. Infantil e Fundamental I.

Gostou e quer saber mais? Agende uma visita em nosso colégio!
Aproveite também para acessar nosso blog e ficar por dentro de outros temas!

Venha conhecer o Axis pessoalmente! Vamos adorar receber a família toda!

Agende sua visita
Axis+
Envelope de Carta

Quer receber novidades e notícias do Axis?

Preencha os dados abaixo.