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Como combater as Fake News dentro das salas de aula?

Como combater as Fake News dentro das salas de aula?

Em tempos de avanço na tecnologia, a credibilidade das notícias nem sempre acontece da forma correta. Elas vêm em forma de notícias falsas, as famosas Fake News. Mas você sabe o que, de fato, significam e qual seu impacto para o dia a dia dos alunos?

Pelo menos uma vez na vida, todos nós recebemos uma notícia falsa em nosso grupo de família e amigos ou acreditamos em algum fato noticiado em um site ou rede social. E mais do que isso, compartilhamos com alguém!

Eleita em 2017 a palavra do ano pelo dicionário britânico Collins, Fake News significa uma “informação falsa e, em alguns casos, sensacionalista, apresentada como um fato, publicada e disseminada na internet”. Ou seja, uma notícia que chama a atenção pela sua desinformação e exagero, tornando-se viral e difundida nas redes sociais.

E engana-se quem imagina que esse hábito é comum apenas entre os adultos. As crianças e adolescentes, que convivem ainda mais cedo com a internet, também são vítimas destas notícias falsas. E o papel da escola é fundamental para que isso aconteça cada vez menos.

Este assunto é tão importante que faz parte, inclusive, das diretrizes escolares implementadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) desde 2020. É muito importante que as instituições de ensino trabalhem de forma profunda esse tipo de assunto e discuta com os alunos sobre como interpretar corretamente as informações recebidas.

Como orientar os alunos sobre as Fake News?

Verificar fonte, site e autor do conteúdo – Algo comum entre os sites que publicam Fake News é utilizar nomes e endereços muito parecidos com sites confiáveis e tradicionais. Confira se o endereço do site é confiável e quem é o autor da publicação. Veja também se a página não se trata de um site de piadas, que utiliza o humor para ironizar ou exagerar os fatos, como o blog Sensacionalista, por exemplo. Repare também na estrutura do texto, pois conteúdos falsos costumam apresentar erros de formatação, gramática e uso exagerado de pontuações.

Prestar atenção na data de publicação – Outra característica comum das Fake News é “reciclar” notícias antigas e relacioná-las com acontecimentos atuais. Por isso, devemos sempre nos orientar à data de publicação da matéria.

Pesquisar sites confiáveis e de credibilidade – Há muitos sites genuínos e que trabalham com veracidade. Caso a notícia recebida em suas redes sociais não apareça nessas páginas, é muito provável que se trata de informação falsa.

Explicar sobre técnicas de manipulação de imagens – Pessoas mal-intencionadas distorcem imagens para transmitir mensagens equivocadas. Exiba aos alunos imagens manipuladas e compare-as com imagens verdadeiras, comparando os pontos que as diferenciam. Fale também sobre os editores de imagem, em programas e aplicativos, que podem ser utilizados para este fim.

Estimular o senso crítico – O senso crítico é a nossa capacidade de analisar, refletir e buscar informações antes de tomar decisões. Discuta com os alunos sobre a natureza da verdade e a influência das informações falsas na percepção dos indivíduos, além do contexto e as bases e narrativas que o sustentam. É importante que o aluno tenha capacidade de identificar os conteúdos e desenvolver sua própria opinião sobre os temas.

Diferenciar notícias e propagandas – Reúna materiais publicados na internet e exponha a linguagem publicitária, que é utilizada para divulgar produtos e serviços, e notícias, que possuem características jornalísticas, baseadas em fatos.

Identificar opiniões e notícias – Ensine os alunos a criar o hábito de pesquisar o mesmo conteúdo em sites diferentes, dando preferência aos mais bem conceituados. Eles também devem checar a autoria do texto e imagem, além de saber diferenciar um texto utilizado apenas para expressar uma opinião de um texto noticioso, que traz os dois lados do fato.

Sites que ajudam a esclarecer Fake News

Há sites próprios que ajudam a esclarecer notícias falsas, como o Fato ou Fake, do portal G1, além de uma trilha de aprendizado, feita em parceria do Canal Futura e Agência Lupa com apoio do Google.

Dicas simples para usar diariamente!

  • Verifique os detalhes do endereço web do site;
  • Confira se os perfis das redes sociais são verificados;
  • Veja sempre a fonte primária da notícia (links, referências…);
  • Confirme a informação em outras mídias;
  • Confira sempre a data e localização das publicações para verificar se não são republicações de notícias ou boatos que já circularam anteriormente;
  • Não saia compartilhando o conteúdo sem pensar (verifique antes sua veracidade).

Trabalhar a questão das fake news dentro das salas de aula é uma forma de permitir que os alunos analisem e compreendam corretamente as informações que recebem nas redes sociais, pois as notícias falsas exigem maior concentração e interpretação de texto, além de debates críticos e disseminação das mesmas.

Tratar esse assunto é imprescindível para que os professores contribuam com uma futura sociedade com mais pensamento crítico e discernimento, suficientes para não acreditar cegamente em Fake News.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente!
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