#Blog do Axis

Como orientar crianças e jovens a utilizarem a internet de forma segura?

Como orientar crianças e jovens a utilizarem a internet de forma segura?

Com o avanço da tecnologia, o uso da internet tornou-se indispensável e atrativo a todas as pessoas, inclusive para crianças e adolescentes. Vamos descobrir aqui como orientá-los a utilizar da forma correta e consciente. 

Estamos em uma sociedade altamente conectada, principalmente após a pandemia e o início do ensino remoto. E ao mesmo tempo que as interações tornaram-se mais fáceis, também abriu caminho para golpes, bullying e abusos. Mesmo que tenham grande habilidade para lidar com a tecnologia, crianças e adolescentes são vulneráveis diante dos perigos que rondam o mundo digital.

Segundo pesquisa desenvolvida pela TIC Kids Online Brasil e divulgada em 2022, nove em cada dez crianças e adolescentes utilizam a internet. E mais da metade acessa exclusivamente pelo celular. Outra pesquisa muito preocupante, feita pela Rede JAMA e divulgada pela revista Crescer, descobriu que mais de 15% dos entrevistados, entre 13 e 17 anos, já sofreu algum abuso sexual online, principalmente meninas.

Por isso, falar com nossos filhos sobre os assuntos relacionados ao uso da internet é fundamental, inclusive sobre:

Cyberbullying e seus danos psicológicos e consequências.
Perigos escondidos em sites com jogos e vídeos como alvo para vírus.
Pedofilia, tentativas de sequestro, ações de hackers etc., com abordagens estranhas, solicitações de envios de fotos ou exibições por meio da câmera.
Sites e materiais com conteúdo de incitação ao ódio ou conteúdo sexual.

E como orientá-los sem pressionar? Veja as nossas dicas:

  1. Mantenha o computador em local visível dentro de casa – Ao deixar o computador, celular e tablet ao alcance de todos, facilitamos a troca de ideias e o monitoramento.
  2. Contrate ferramentas que bloqueiam os conteúdos indesejados – Faça uso de aplicativos, softwares ou recursos do próprio sistema operacional do dispositivo que impeça o acesso a materiais inapropriados.
  3. Instale antivírus ou firewall – Para inibir a ação de hackers e outros tipos de criminosos, é essencial o uso de um antivírus de qualidade. Se precisar de ajuda na instalação, busque apoio especializado.
  4. Controle o acesso a aplicativos e jogos – Limite um horário de utilização dos dispositivos.
  5. Não proíba! – Impedir os filhos de utilizar celulares, computadores e tablets só traz dores de cabeça e transtornos futuros. O uso da tecnologia já faz parte da rotina de todos nós. É inevitável.
  6. Troque sempre as senhas – Internet segura para nós, e principalmente para crianças e adolescentes, exige a troca constante de senhas. Aproveite também para fazer a autenticação de dois fatores, que oferece identificação por meio de dois componentes diferentes.
  7. Dialogue sempre com seus filhos sobre esses assuntos, pergunte, interaja com eles.

Educar e orientar os filhos sobre segurança na internet precisa ser uma realidade.
Aliando conhecimento e informação, crianças e adolescentes entendem melhor sobre os riscos no ambiente digital, sabem identificá-los e o que fazer diante desses casos.

No Colégio Axis Mundi, a discussão sobre o uso da tecnologia faz parte da rotina escolar por meio de atividades e aprendizados.

Acesse nosso blog e fique por dentro de outros temas!

Venha conhecer o Axis pessoalmente! Vamos adorar receber a família toda!

Agende sua visita
Axis+
Envelope de Carta

Quer receber novidades e notícias do Axis?

Preencha os dados abaixo.