#Blog do Axis

Escola humanista: O que é e como funciona?

Escola humanista: O que é e como funciona?

Confira como surgiu essa proposta pedagógica que faz a diferença no ambiente escolar.

Preparar um ser humano para o futuro vai muito além do que fornecer conhecimento teórico ou prático nas disciplinas básicas. A educação humanista acredita no desenvolvimento de crianças e adolescentes para todos os desafios da vida, seja na parte acadêmica, na carreira ou nas relações interpessoais, focando no desenvolvimento do senso crítico e da ética. Todo esse processo, é claro, é realizado respeitando sempre a individualidade, bagagens culturais, as necessidades e o bem-estar de cada aluno.

De onde surgiu?

Muito antigamente, já existiu uma ideia de que o ser humano era o “centro do universo”. Com o passar dos anos, a humanidade percebeu que na realidade, todos nós somos apenas uma parte da natureza e do mundo que nos cerca. 

A concepção humanista atual é baseada nos conhecimentos de psicólogos como Carl Rodgers e Abraham Maslow, na ideia de que o ser humano tem aptidão a aprender e que isso se intensifica quando o processo é convidativo e faz com que ele se sinta incluído, sempre estimulando sua independência, autonomia e sua criatividade.

Como funciona na prática?

No ambiente escolar, os alunos são o centro do aprendizado, equilibrando o conhecimento teórico e as relações com outras pessoas para aprender a utilizar seus conhecimentos, talentos e habilidades dentro e fora da sala de aula. 

Como tudo isso é trabalhado no Axis?

Por aqui, escola e família trabalham em conjunto para estimular a criatividade e a autonomia dos alunos: nossos professores não apenas transmitem conhecimento, mas sim propõem desafios práticos para os alunos trabalharem, incentivam a troca de conhecimento e a colaboração entre a turma, enquanto os familiares de todos são convidados a acompanhar todo o processo de perto. 

Nós também pensamos na integração dos espaços (salas de aula, áreas comuns, entre outros) para melhor atenderem as necessidades dos alunos de acordo com seu nível escolar. Por último, mas não menos importante, trabalhamos desde cedo a Educação Socioemocional dos nossos alunos, respeitando e incentivando a convivência entre as emoções, bagagens culturais e diferenças de cada um deles junto com os demais colegas de turma.

Se quiser conhecer melhor nossa metodologia e nossos espaços, fique à vontade para conversar com a nossa equipe, clicando aqui

Acesse nosso blog e fique por dentro de outros temas.

Venha conhecer o Axis pessoalmente! Vamos adorar receber a família toda!

Agende sua visita
Axis+
Envelope de Carta

Quer receber novidades e notícias do Axis?

Preencha os dados abaixo.