#Blog do Axis
Estudar na mesma escola que os irmãos é positivo?
A Lei Federal Nº 13.845, de junho de 2019, permite garantir vagas na mesma escola a irmãos que frequentam a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. Mas é vantajoso aos irmãos estudarem juntos?
Com o início das aulas, é comum que famílias com filhos em idades próximas queiram matriculá-los numa mesma escola. Claro, as vantagens são enormes, incluindo um único trajeto para levar e buscar, mesmos espaços e, possivelmente, os mesmos professores. Entretanto, devemos analisar cada situação individualmente, incluindo questões para se avaliar.
Os irmãos podem estudar na mesma classe?
Se os irmãos devem estudar na mesma classe ou não é uma dúvida bastante comum que surge entre as famílias, principalmente as com irmãos gêmeos ou trigêmeos. Muitos pais pensam que, se os irmãos estiverem na mesma turma, podem se ajudar com o dever de casa e se apoiar quando precisarem. Além disso, facilita muito o trabalho dos pais, já que podem responder a um professor, mesmos horários e exigências da escola. Tudo isso seria positivo.
Por outro lado, também há a possibilidade de que o irmão menos esforçado ou tímido se apoie no outro. O irmão mais inseguro pode não assumir os desafios porque sabe que o outro pode ajudar, por exemplo. Talvez o irmão mais ativo e extrovertido se sobreponha um pouco ao mais tímido. Além disso, é provável que uma das crianças se sinta inferior à outra, e isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento natural de sua personalidade.
E há muitas inverdades que são ditas sobre o que fazer nesses casos. Um deles aponta que separar os irmãos ajuda a formar melhor a identidade de cada um. Porém, costumamos presenciar justamente o contrário. Os irmãos devem estar na mesma classe, pois isso fortalece ainda mais o vínculo entre eles.
E no caso dos irmãos gêmeos?
Os irmãos da mesma gestação costumam ter um relacionamento muito especial e único. Afinal, eles ficaram unidos durante todo o período da gravidez, compartilharam o útero materno e o desenvolvimento desde o momento da fertilização. Isso influencia totalmente no vínculo que terão por toda a vida.Geralmente, esses irmãos são semelhantes e não apenas fisicamente. No entanto, cada um deles tem sua própria personalidade. Cada criança deve desenvolver a independência em relação ao irmão e ser livre para fazer as suas escolhas.
Tanto em casa quanto na escola, é preciso dar atenção especial a esse objetivo. Chamar cada criança pelo nome em vez de se referir a elas como “gêmeas”, vesti-las de maneira diferente e respeitar os seus gostos e estilos é um bom começo. É necessário que elas realizem diferentes atividades em momentos diferentes para promover a sua identidade. Esse é o ponto de partida e o objetivo. Portanto, é uma atitude que os pais e professores devem assumir. Se a educação dos irmãos for abordada dessa forma, estudar na mesma classe não afetará os pequenos.
O que fazer e como agir?
Pais e professores devem agir com muita cautela e observar cuidadosamente a adaptação e o desempenho de cada um dos irmãos. Da mesma forma, é preciso tratar os alunos e alunas como pessoas independentes. Por isso, procurar fortalecer a sua independência dentro e fora da sala de aula é fundamental. Desse modo, eles devem ser duas pessoas únicas e independentes na escola e na vida.
Para concluir, é muito sugestivo e saudável que irmãos iniciem o processo de escolarização juntos. Então, conforme o tempo passa, é essencial avaliar cada situação e planejar se continuarão o caminho escolar juntos ou separadamente.
Cada família tem características e histórias diferentes. Por isso, cada caso deve ser analisado de forma especial, considerando todos os fatores. Há experiências bem-sucedidas em ambos os casos, com os irmãos estudando na mesma escola ou não.
Para esclarecer esta dúvida, que tal vir ao Axis para uma visita? Entre em contato com a gente!
Aproveite também para acessar também nosso blog e ficar por dentro de outros temas!