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Habilidades x Competências – Qual a diferença?

Habilidades x Competências – Qual a diferença?

Provavelmente, pelo menos uma vez na vida, já nos confundimos com estes termos, que estão presentes a todo instante na vida escolar e até mesmo profissional. Vamos saber o que significam?

Cada vez mais escolas e professores buscam novas formas de preparar e desenvolver os alunos para que eles se tornem protagonistas das próprias escolhas e vençam os desafios da vida adulta. Com isso, entram em cena as competências e habilidades. Vamos conhecer a diferença entre elas?

O que são habilidades e competências?

Apesar de diferentes, elas são companheirinhas inseparáveis!

As habilidades são capacidades que a pessoa tem de fazer alguma coisa, praticamente um talento nato! Ou seja, quanto mais fácil a pessoa consegue fazer algo, mais habilidosa ela é. Por exemplo:

O João tem habilidade de leitura. Consegue ler um livro de 100 páginas muito mais rápido que o Guilherme, que tem a habilidade dos cálculos. 

Já as competências são características que podem ser desenvolvidas por treinamentos ou experiências de vida. Vamos ao mesmo exemplo:

Lembra do João que tem habilidade de leitura? Mesmo lendo muito rápido, ele ainda não consegue interpretar textos com facilidade. Uma competência que ele irá desenvolver em sala de aula. 

As competências são características essenciais para o aprendizado e envolvem um conjunto de atitudes e conhecimentos relacionados para desempenhar uma tarefa com mais eficiência. Quando um ser humano é munido de competências, consegue resolver problemas do cotidiano, além de tomar decisões, liderar, resolver conflitos e utilizar os conhecimentos ao longo da vida.

Como trabalhar habilidades e competências com os alunos?

O desenvolvimento de competências e habilidades possibilita a formação integral dos alunos, em seus âmbitos social, emocional, físico e cognitivo. Dessa maneira, formamos cidadãos mais responsáveis, autônomos, que sabem conviver em sociedade e que estão capacitados para resolver problemas. Ou seja, indivíduos preparados para serem protagonistas de sua vida pessoal e profissional.

O aperfeiçoamento de competências e habilidades na educação infantil, por exemplo, contribui com o processo de aprendizagem, pois as características desenvolvidas desde os primeiros anos de vida impactam diretamente na forma como os alunos adquirem e aplicam os conhecimentos aprendidos.

Quais habilidades e competências podem ser desenvolvidas na educação infantil?

Desenvolvimento cognitivo
Muito importante para a aquisição de habilidades e conhecimentos. O desenvolvimento cognitivo se relaciona com as capacidades de aprender e resolver problemas. Desenvolvemos a cognição ao trabalhar o raciocínio lógico, comandos simples e problemas concretos para seu desenvolvimento. 

Desenvolvimento social e emocional
Na fase infantil, há uma interação com mais pessoas, inclusive da mesma idade. Por isso, o entendimento das regras, a habilidade em identificar sentimentos e manter o autocontrole fazem parte do desenvolvimento social e emocional.  .

Desenvolvimento da fala e da língua
Essa competência envolve a capacidade de compreender e utilizar a linguagem. Nos primeiros anos de vida, a criança descobre as primeiras palavras e aprende a controlar seu tom de voz.

Desenvolvimento de habilidades físicas e motoras
As habilidades físicas e motoras são algumas das primeiras que desenvolvemos na vida. Na educação infantil, atividades físicas e corporais são importantes para desenvolver essas características. Além do aperfeiçoamento das habilidades motoras finas, que envolve pegar objetos, manusear livros e segurar o lápis.

Quais habilidades e competências podem ser desenvolvidas no ensino fundamental?

Conhecimento
Trabalhando essa competência, valorizamos o conhecimento adquirido por eles sobre o mundo físico, cultural, social e digital. Aqui, eles entendem e explicam a realidade, continuando com o aprendendo e colaborando com a sociedade.

Pensamento científico, crítico e criativo
Desenvolver essa competência ajuda a exercitar a curiosidade intelectual, por meio de práticas pedagógicas que estimulam a análise crítica, reflexão, investigação, imaginação e criatividade, promovendo debates ricos, elaboração de hipóteses e solução de problemas. 

Comunicação
Utilizar as diferentes linguagens, seja verbal (oral, escrita ou visual-motora, como Libras), corporal, visual e digital para expressar e compartilhar ideias, informações, sentimentos e experiências que proporcionem entendimento mútuo.

Cultura digital
Aqui, os alunos compreendem, utilizam e criam tecnologias digitais de informação de forma crítica, reflexiva, significativa e ética nas práticas que envolvam comunicação, acesso e disseminação de informação, produção de conhecimento, resolução de problemas e exercício do protagonismo na vida pessoal e coletiva do estudante.

Trabalho e projeto de vida
Além de valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, essa competência visa que o estudante saiba apropriar-se de conhecimentos e experiências que conceda a possibilidade de entender as relações inerentes ao mundo do trabalho.

Repertório cultural
Oferecer o conhecimento sobre as manifestações artísticas e culturais locais, regionais e mundiais, valorizando a importância delas dentro do processo de formação do indivíduo.

Autoconhecimento e autocuidado
Com essa competência, o estudante aprende a conhecer a si próprio, gostar de si mesmo e cuidar da sua saúde física e emocional. Visando o reconhecimento do seu papel na diversidade humana, essa competência também ensina a reconhecer as próprias emoções e a dos outros, bem como lidar com elas.

Argumentação
A competência de argumentação prevê a manifestação com base em dados, fatos e fontes confiáveis, a fim de formular, negociar e defender ideias que promovam e respeitem os direitos humanos, consciência socioambiental e consumo responsável em todos os âmbitos, com posicionamento ético em relação a si e à sociedade.

Empatia e cooperação
Essa competência prevê o desenvolvimento da empatia, do diálogo, cooperação e resolução de conflitos, promovendo o respeito a si próprio e aos outros, bem como dos direitos humanos, valorizando a diversidade dos indivíduos e grupos sociais.

Responsabilidade e cidadania
Nesta competência, o agir com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tem a ver com si próprio e também com a coletividade. Dessa forma, pressupõe-se também uma tomada de decisão ética, sustentável, inclusiva e democrática.

E quais os benefícios em trabalhar com habilidades e competências em sala de aula?

Quando trabalhamos com as competências e habilidades em sala de aula, tornamos os alunos protagonistas do seu próprio processo de aprendizado. Por isso, professores e pais devem se manter sempre atualizados, compreendendo a linguagem deles e trazendo inovações para seu dia a dia. Tudo isso cria uma enorme interação entre os envolvidos, gerando autoconhecimento, empatia e cooperação.

Trabalhar habilidades e competências no dia a dia traz vantagens para os alunos para sempre. No Axis, promovemos e estimulamos as habilidades e competências dos alunos, desenvolvendo liderança, senso crítico, iniciativa, criatividade, independência, respeito e responsabilidade social. 

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