#Blog do Axis
Métodos de ensino do Axis
Se antes as escolas lidavam com o aprendizado apenas como forma de medir o aproveitamento dos temas e conteúdos abordados, hoje o foco está voltado para o acompanhamento e desenvolvimento das habilidades e competências de cada aluno. Dessa forma, as avaliações, por exemplo, deixam de ser uma ferramenta de classificação de resultados e se tornam facilitadores de desempenho. Por esse olhar, tiramos o medo e insegurança dos nossos alunos.
Há mais de 40 anos, nosso colégio desenvolve um trabalho de competência pedagógica e formação humana aos alunos através dos valores, com qualidade e foco em resultados. Tudo isso em um ambiente acolhedor, aberto e transparente para que nossos profissionais, alunos e familiares interajam felizes.
Princípios de aprendizagem
Nós desenvolvemos processos educacionais capazes de estimular o exercício de liderança, habilidades e competências do aluno, promovendo o senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade social. A consequência é a transformação de um cidadão atuante e participativo na vida econômica, social e política do país, tornando-o apto a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
Quando você pensa em escola, o que vem à sua mente? Uma sala de aula, com um professor e alunos sentados em carteiras enfileiradas, atentos aos conteúdos ensinados, certo? Um modelo existente há mais de 60 anos. Mas imagina o quanto o mundo mudou nesse tempo todo! Os alunos e professores também mudaram. Muitas de nossas crianças e adolescentes já nasceram conectados à internet e não é justo que eles fiquem sentados durante 45 minutos prestando atenção em um único assunto.
Ensino híbrido
Implementamos, em 2018, o ensino híbrido, uma estratégia aplicada em escolas de países modelo de educação mundial, como Dinamarca, Inglaterra e Finlândia. Esse método envolve a interação entre alunos, professores, famílias e tecnologia, com salas de aula que promovem curiosidade, discussão dos assuntos ensinados e pesquisas que extrapolam o conteúdo aprendido no colégio, estimulando o aprendizado em outros espaços. O professor não é mais o dono da informação, mas um mediador e facilitador do aprendizado da informação e orientador de experiências e atividades que mostram, na prática, o uso dessas informações.
Laboratório invertido
Os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdos dentro da sala de aula, agora o fazem dentro de suas casas ou qualquer outro lugar com acesso à internet. Tudo isso com o uso de videoaulas, games, slides, e-books, aplicativos e outros materiais complementares que potencializam o processo de aprendizagem de forma dinâmica e inovadora, sempre com a supervisão de um tutor/professor para orientar.
Laboratório individual
Nessa metodologia, os alunos têm roteiros individuais elaborados pelo professor e passarão pelas estações que façam sentido para sua aprendizagem, considerando o nível de conteúdo em que encontram suas dificuldades e a forma como aprendem melhor.
Laboratório rotacional
Já no laboratório rotacional, montam-se estações com diferentes propostas de aprendizagem de um mesmo conteúdo. Funciona assim: na estação 1, o assunto abordado é visto em plataformas digitais; na estação 2, os alunos desenvolvem projetos em pequenos grupos e na estação 3, outro grupo de alunos tiram dúvidas com o professor.
No Axis, o processo de aprendizagem é avaliado todo o tempo, com o objetivo de compreender quando e como esse aluno absorveu os conteúdos para cada nível escolar. Assim, podemos dar sequência à aprendizagem com questionamentos saudáveis e direcionados, incentivando a autoavaliação e desenvolvendo a inteligência emocional e social dos alunos.
Valorizamos o conhecimento e visamos os valores, respeito e diversidade, além do exercício da cidadania com uma educação pautada em princípios éticos. Buscamos coerência entre as ações desenvolvidas dentro da escola e uma formação social, inovadora e colaborativa.
Que tal conhecer mais sobre as nossas metodologias e processos de avaliação? Venha fazer uma visita!
E para ficar por dentro de outros temas, acesse nosso blog.