#Blog do Axis

Vamos falar sobre avaliações internas e externas?

Vamos falar sobre avaliações internas e externas?

Primeiro, vamos entender sobre o que trata a avaliação e qual seu principal objetivo.

A avaliação é uma maneira de diagnosticar a aprendizagem de cada aluno. Sua principal função é metrificar o conteúdo ensinado e aprendido pelos alunos, analisando assim, se estão acompanhando a programação curricular do Colégio.

Existem vários tipos de avaliações diárias. Podemos aplicar a avaliação: Diagnóstica, Formativa, Somativa e a Comparativa. Lembrando que cada uma delas possui seu objetivo específico.

Aqui no Axis, realizamos, no decorrer do ano, avaliações internas e externas.

Utilizamos as avaliações internas para monitorar e avaliar o desempenho acadêmico de cada aluno, observando os objetivos e metas de aprendizagem que são traçadas pelo Axis.
Já as avaliações externas possuem um outro objetivo bem específico. Ela vai aferir o desempenho demonstrado pelos alunos, para compararmos o ensino como está e como ele deveria ser. Por essa razão, ela formula e monitora as políticas públicas, além de redirecionar as atividades pedagógicas. Resumindo, trata-se de uma avaliação de desempenho aplicada por um agente externo à escola.

No Brasil, temos o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Todas elas são partes integrantes das políticas públicas do Estado, que orientam nossas atividades escolares e todos que estão envolvidos nesse processo: professores, família e sociedade.
Para nós como escola, as avaliações externas são importantes índices, pois fornecem dados que possibilitam reformulações consistentes para garantir o ensino-aprendizado para todos os alunos. Elas nos trazem diagnósticos para desenvolvermos estratégias e enfrentarmos problemas de aprendizagem, que afetam o desempenho dos nossos alunos.

Durante o ano, temos a possibilidade de participar de várias atividades, que são comparadas com os índices das avaliações externas citadas acima:

Canguru de Matemática: é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. Com o objetivo de ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Com o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC): integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN, a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.
Evolucional: trabalha com uma metodologia única em suas avaliações para garantir o desenvolvimento completo dos alunos e tem como objetivo verificar o melhor aprendizado para os nossos alunos. Essa plataforma é usada para os alunos do 5° ao 9° ano.

AXIOS: plataforma que ajuda no diagnóstico de possíveis dificuldades dos nossos alunos nos conteúdos apresentados em sala, e assim elaborar novas soluções pedagógicas. Essa plataforma é usada para os alunos do Fundamental II do 6° ao 9° ano.

TOEFL: Test of English as a Foreign Language ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira é um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. Esse teste é aplicado no 5° e 9° ano.

ALPHA: uma plataforma que vem como um meio de avaliação diagnóstica da alfabetização. Por meio dela, é possível ver o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos de forma eficaz e dinâmica. Essa plataforma é utilizada para os alunos do Fundamental I do 1° ao 3° ano.

Creare: uma avaliação externa que verifica o grau de adaptações dos alunos de educação infantil para o próximo ano.

Diferente da avaliação interna que pode ser diagnóstica ou formativa, onde o professor identifica o que os alunos aprenderam com base no que trabalhou em sala, a avaliação externa vai aferir habilidades e competências que espera-se que o aluno tenha aprendido em certo momento da escolarização.
Aqui no Axis entendemos a importância de todas as formas de avaliação para que todo o processo de aprendizagem aconteça. Porém, sabemos que planejar e executar uma avaliação contínua dos nossos alunos é de grande importância e contribui para uma avaliação mais complexa e holística.

Nossos principais instrumentos de avaliação são: OBSERVAÇÃO e CONVERSA com nossos alunos. Muitas vezes, com esses métodos, nós educadores, conseguimos informações que podem aferir o desenvolvimento das competências e habilidades dos discentes. Através de uma Metodologia Holística, exploramos todas as esferas de conhecimento prévio do indivíduo, e entendemos que ensinar apenas as matérias básicas não é suficiente para formarmos cidadãos críticos. Precisamos aprofundar e despertar o máximo de potencial de cada um, dando uma aprendizagem significativa em tudo que ensinamos.

Acreditamos que a avaliação não pode ser um um processo FRIO e CONSERVADOR. E que, assim, possamos construir seres humanos para uma nova sociedade.

Karlla Ferraro Belizário
Coordenação Pedagógica Fundamental II

Quer saber mais? Venha fazer uma visita e conhecer nosso colégio!
Que tal? Entre em contato com a gente!

Aproveite também para acessar nosso blog e ficar por dentro de outros temas!

Venha conhecer o Axis pessoalmente! Vamos adorar receber a família toda!

Agende sua visita
Axis+
Envelope de Carta

Quer receber novidades e notícias do Axis?

Preencha os dados abaixo.