#Blog do Axis

Por que colocar seu filho para estudar no período vespertino?

Por que colocar seu filho para estudar no período vespertino?

Uma das principais preocupações que os pais costumam ter durante a idade escolar dos filhos é: qual o melhor período do dia para colocá-los na escola? Seja pela rotina familiar ou pela disponibilidade de horários, o período vespertino tem se tornado uma ótima opção. Vamos saber os motivos?

Alguns estudos internacionais condenam que os horários escolares matutinos brasileiros começam cedo demais e isso seria um fator prejudicial para a rotina de sono das crianças e, principalmente dos adolescentes. Já o Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) alega que os adolescentes entre 14 e 18 anos estão dormindo mal e enfrentando distúrbios do sono. Entre os entrevistados, 94% afirmam se sentir sonolentos na escola, por exemplo.

Principais razões pelas quais o período vespertino é o ideal

A decisão de colocar os filhos para estudar no período vespertino pode depender de vários fatores específicos para a situação familiar. Aqui estão algumas razões pelas quais alguns pais escolhem esse período:

Adaptação ao ritmo do aluno – Algumas crianças e adolescentes são naturalmente mais alertas e produtivas durante a tarde. Se os filhos têm um desempenho acadêmico melhor nesse período, colocá-los para estudar à tarde pode ser mais benéfico.
Rotina da família – Se a família tem uma rotina que favorece as atividades matinais ou outras responsabilidades durante o período da manhã, pode ser mais conveniente para o equilíbrio familiar ter o tempo escolar à tarde.
Participação em atividades extracurriculares – Muitas atividades extracurriculares, como esportes ou aulas de música, ocorrem à tarde. Um exemplo é o nosso Axis+. Se o seu filho tem interesse em participar dessas atividades, o horário da tarde é uma ótima opção.
Ajuste ao horário de trabalho dos pais – Se os pais trabalham até tarde ou têm uma programação que se encaixa melhor com o período vespertino, isso pode influenciar a decisão de colocar o filho para estudar nesse horário.
Necessidades individuais dos filhos – Cada indivíduo é único, e alguns podem se beneficiar melhor em um horário de aula específico. Se o seu filho se adapta melhor ao período vespertino, isso pode influenciar a decisão.
Logística – A logística relacionada ao transporte pode ser um fator importante. Se o transporte para a escola à tarde for mais conveniente para a sua família, isso pode influenciar a decisão.
Flexibilidade da escola – Algumas escolas oferecem opções flexíveis de horário para atender às necessidades dos pais e alunos. O Axis oferece essa flexibilidade, venha agendar sua visita e conhecer as vantagens.

Principais vantagens de estudar no período da tarde

O período vespertino pode trazer uma série de vantagens para os alunos:

1) As crianças e adolescentes dificilmente precisarão acordar antes das 7 da manhã, trazendo inúmeros benefícios para o bem-estar e uma rotina de sono mais uniforme. Além disso, o café da manhã também se transforma em uma refeição familiar mais tranquila e saudável, preparando o aluno para começar o dia bem alimentado.
2) No caso dos pais que entram um pouco mais tarde no trabalho, não há a necessidade de “cair da cama” para deixar os filhos na escola. Já para aqueles que trabalham até mais tarde, há a segurança de saber que seu filho ainda dormirá a quantidade de horas necessárias e terá mais disposição para os estudos.

Devemos lembrar que cada indivíduo se adapta melhor em determinados horários. Portanto, ao tomar essa decisão, considere as necessidades individuais do seu filho, a dinâmica familiar e os compromissos diários. Converse com os professores e administradores da escola para fornecer informações adicionais sobre como o período vespertino pode impactar o aprendizado do seu filho.

Gostou e quer saber mais? Agende uma visita com a gente!
Aproveite também para acessar nosso blog e ficar por dentro de outros temas!

Venha conhecer o Axis pessoalmente! Vamos adorar receber a família toda!

Agende sua visita
Axis+
Envelope de Carta

Quer receber novidades e notícias do Axis?

Preencha os dados abaixo.